quinta-feira, 18 de abril de 2013

Como Criar uma Página de Contato para Blogger


Recentemente eu quis colocar um formulário de contato no meu blog, mas percebi que não tem essa opção no próprio Blogger. Por isso eu resolvi colocar um tutorial aqui para explicar como se faz. É claro que eu também segui um tutorial, mas no meu eu coloquei algumas coisas que eu tive procurar em outros lugares porque estavam faltando.

Enfim, tentei completar o meu tutorial com o máximo de detalhes possiveis, espero que gostem.

- Criar formulário


Crie seu conta no JotForm clicando AQUI. Depois de criada a conta clique em INICIAR CRIANDO FORMULÁRIOS na tela seguinte:


Na próxima tela você já pode começar a criar seu primeiro formulário. Do lado esquerdo, área 1, estão as ferramentas básicas para adicionar campos no seu formulário. A área 2 é onde serão inseridos os campos e formatado o formulário:


Depois de criado o formulário clique em SALVAR, depois clique na aba SETUP & EMBED:


Clique em INCORPORAR:


Na janela pop-up selecione o ícone Blogger:


Copie o código para inseri-lo na sua pagina e feche a janela pop-up:


- Inserir formulário na pagina do Blogger


Para inserir o formulário no seu blog crie uma nova pagina; 1 - Mude o modo de Escrever para HTML; 2 - Adicione o código; 3 - Verifique se em Modo de Escrever está marcada a opção Interpretar HTML digitado:


Agora abra sua página em mode de visualização, então você verá o seu formulário:


- Verificando contatos recebidos


Para ver as mensagens envidas para seu blog volte à sua conta no JotForm e clique em MEUS FORMULÁRIOS no topo da página:


Depois clique em ENVIOS:


Feito isso serão exibidas as mensagens recebidas por meio do formulário de contado no seu blog.


5 comentários:

  1. vou fazer no meu, ficou bem explicado parabéns

    ResponderExcluir
  2. Existe a possibilidade desse formulários serem direcionados para meu e-mail?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não achei uma forma de direcionar os formulários para o e-mail. Talvez haja uma outro provedor que faça esse serviço, mas eu não conheço.
      Tentarei achar um. Casa eu consiga, colocarei um tutorial aqui no Vendinob até o próximo fim de semana.

      Espero que tenha gostado do meu blog!

      Excluir
  3. Oi, adorei esse tutorial, foi muito explicativo! Mas eu gostaria de saber pra onde vai os dados que a pessoa enviar neste formulário, é no próprio site em que criamos o formulário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é na sua conta no site JotForm em que serão guardadas as mensagens...
      Se você mexer um pouco no site, pode ver que há formas de mandar essas informações direto por seu e-mail. Mas pessoalmente, eu prefiro deixar como está por ser mais simples...
      Espero ter ajudado e volte sempre!

      Excluir